organizando um miniwedding

Traduzido, miniwedding significa “mini casamento” e remete ao tamanho do evento, uma vez que se encaixa para celebrações que recebam até 100 convidados. Além disso, o que caracteriza esse tipo de evento é o fato de serem casamentos mais intimistas e aconchegantes.


Assim como um casamento convencional, o miniwedding exige bastante atenção a cada detalhe a fim de que tudo saia conforme a expectativa dos noivos, por isso prepare lápis e papel e comece seu check list agora mesmo.

Lista de convidados

Lembre-se que o miniwedding é um evento intimista para uma quantidade menor de convidados, por isso, na hora de fazer a lista os noivos precisam estar alinhados quanto aos nomes que serão relacionados. Não se preocupe, essa lista provavelmente será revista algumas boas vezes, e é essa é uma das partes mais divertidas.


Local

Para os que farão cerimônia no local, é necessário atenção na visita técnica. Não esqueça de conferir se há um espaço destinado a este fim. Se for apenas para a festa, a atenção pode ser voltada aos detalhes da estrutura da casa de acordo com a decoração desejada. E lembre-se de reservar com antecedência para não correr o risco de perder a data desejada.

Data e horário

Escolha pelo menos duas datas para ampliar as possibilidades de local. É importante lembrar que casamentos durante a semana exigem uma maior manobra por parte de convidados e padrinhos e, por isso, o horário deve ser pensado levando em consideração os fatores de dias úteis. Lembre-se sempre de verificar feriados próximos para poder contar com a presença de todos.

Convites

Por se tratar de um evento especial, o convite deve chegar aos convidados com pelo menos 30 dias de antecedência ao evento. Considere este prazo quando for escolher o fornecedor que irá produzir os convites, levando em consideração o prazo de produção e entrega.


Menu de comidas e bebidas

A escolha do cardápio deve considerar o gosto dos noivos mas também ser aprazível aos convidados, por isso leve em consideração alguns pontos:

Em eventos eventos mais formais, costumam ser servidos antepastos e em seguida o jantar, onde há a opção de os convidados se servirem ou receberem em suas mesas os pratos já montados, de acordo com o menu disponível. Em eventos nem tão formais, coquetéis seguidos de finger foods são uma ótima alternativa para quem quer uma opção mais descontraída mas ainda assim farta.

Com relação as bebidas ofereça sempre opções variadas, desde refrigerantes a sucos naturais. As bebidas alcoólicas seguem geralmente o gosto pessoal dos noivos, porém as mais tradicionais são a cerveja, espumantes e whisky. Para os amantes do vinho, servir os convidados com o seu rótulo favorito costuma ser uma ótima aposta. Lembre-se de fazer o cálculo das bebidas considerando uma sobra.

O bolo é carro chefe não só da decoração, mas também na hora de servir os convidados. Por isso capriche na escolha do sabor da massa e recheio. Doces e chocolates são indispensáveis na hora de decorar a mesa e ficam à disposição dos convidados no fim da festa. Além dos sabores mais diferenciados, busque optar pelos mais tradicionais a fim de agradar a todos.


Orçamento

Busque orçamentos variados, considerando não só o preço mas principalmente a qualidade dos serviços. A antecedência também vai te ajudar a conseguir melhores formas de pagamento ou desconto, uma vez que quanto antes forem fechados contratos, melhor a sua organização financeira até o tão sonhado dia.


Trajes

Para as noivas mais tradicionais ou mais modernas, a escolha do vestido é uma das maiores expectativas. Escolha primeiro o estilo do seu vestido para então buscar lojas que possam oferecer modelos que sejam compatíveis ao seu gosto e ao seu bolso. Para madrinhas e padrinhos sempre é bom orientar o que você tem em mente com respeito a cores e modelos. A dica é incluir no convite uma observação a respeito.

Decoração

Usualmente mais sonhada pelas noivas, a decoração é o que encanta não só aos convidados mas aos noivos. Seja de forma autoral, ou por assessoria, busque trazer toques pessoais à decoração, de forma a remeter lembranças ao casal e aos convidados, uma vez que o miniwedding sugere justamente um evento mais intimista e acolhedor. Pense no local escolhido para a festa e viabilize os elementos que deseja usar. Não esqueça de pensar também na decoração da igreja ou do local da cerimônia. O bacana é que essas decorações tenham elementos em comum e "conversem", mesmo sendo em locais distintos.


Trilha sonora

A trilha sonora precisa levar em consideração os momentos vividos pelos noivos. Selecione músicas especiais para a entrada do noivo, padrinhos, pais e principalmente, da noiva. A primeira dança do casal também merece uma música especial. Nos casamentos mais moderninhos vale a pena abrir mão da tradicional valsa e optar por uma musica que realmente faça parte da história do casal e emocione a todos.


Foto e vídeo

Registrar e eternizar todos os momentos é também um item importantes na organização do miniwedding. Busque uma equipe especializada neste tipo de evento e pesquise bastante os profissionais, buscando referências e trabalhos que já tenham sido realizados anteriormente.


Lembranças

Use a criatividade na hora de presentear seus convidados e opte sempre por lembrancinhas úteis e que farão o casal ser sempre lembrado. As opções disponíveis são das mais variadas e devem remeter não só à data, mas também aos noivos.



Isso é tudo o que você precisa saber para começar a planejar o seu miniwedding e cuidar com atenção e carinho de cada detalhe que envolva esse evento tão especial. Mas lembre-se sempre que a ajuda de uma bom profissional pode economizar tempo e dinheiro, já que são especializados e certamente indicaram os melhores parceiros e fornecedores.